Lista com os melhores Cinemas Antigos de São Paulo

Cadastre o seu E-mail abaixo, enviaremos os melhores posts toda semana.


Belíssima lista com os Cinemas Antigos de São Paulo, onde muitos não existe mais.

Olá meus queridos amigos, eu encontrei este vídeo em uma busca por Cinemas Antigos de São Paulo, confesso que realmente é muito triste ver esse cinemas, alguns abandonados, muitos nem existem mais. Ficando somente a lembrança nas fotos e no vídeo Cinelândia Paulistana do perfil Abrasuamente.

Assistindo esse vídeo conseguimos observar que muitas salas não existem mais, outras foram trocadas por empreendimentos imobiliários modernos e luxuosos, o que realmente é uma pena.

Falta conservação ou manutenção desse tipo de patrimônio histórico, dessas salas que fizeram parte de uma São Paulo Antiga que não existe mais hoje, só nos resta apenas visualizar as fotos  e vídeos, recordando e matando um pouco da saudade de um tempo que se foi e não volta mais.

De 1930 até 1960 nas Avenidas Ipiranga e São João, na região da Cinelândia Paulistana, funcionavam cerca de 30 salas de cinema.

Hoje temos luxuosas e modernas Salas de Cinemas dentro de shoppings, mas muitos realmente gostariam de poder entrar novamente numa sala antiga e assistir um bom filme.

Assistindo o filme da Cinelândia Paulistana, conseguimos visualizar algumas Salas de Cinemas Antigas como:

  • Cine Marabá
  • Cine Colonial
  • Cine Arouche
  • Metrô
  • Broadway
  • Art palácio
  • Cine Bandeirantes
  • Cine Mónaco
  • Regina Barão e Away
  • Cine Marrocos
  • Cine Paissandu e Circuito
  • Cine Olido
  • Cinema Babilônia
  • Cine teatro globo
  • Tropical
  • Roxy
  • Ritz
  • Rio
  • Filme Ave do Paraíso
  • Cine Paris
  • Cine Opera
  • Cine Joia
  • Gaumont Majestic
  • Nacional

A maioria das fotos apresentadas no vídeo são da década de 40 e 50.

Os cinemas são da região da Cinelândia, área que abrange o Largo do Paissandu e Avenida São João, hoje na região sobraram poucos, mas fica aí a lembrança nos vídeos e na memória do povo que frequentava.

Segue algumas fotos tiradas do vídeo acima:

cinemas antigos de são paulo
cinemas antigos de são paulo
cinemas antigos de são paulo
cinemas antigos de são paulo
cinemas antigos de são paulo
cinemas antigos de são paulo

Algumas particularidades dos Cinemas Antigos:

O Cine Marrocos, era localizado na rua Conselheiro Crispiniano, no Centro de São Paulo. Apontado como um dos mais luxuosos cinemas do Brasil.

Cine Ipiranga foi inaugurado em 1943 seu funcionamento foi até 2005, localizado na Avenida Ipiranga, esquina com Avenida São João.

O Olido é um dos poucos e raros cinemas da região paulistana que funciona até hoje. Sua inauguração foi em 1957. Após um período fechado, o cinema Olido foi reaberto com novas atrações e foi remodelado, ganhando características da década de 1950, com as suas belíssimas poltronas vermelhas, escadaria de entrada são de mármore, corrimão de latão e as paredes com espelhos. Com a sua inauguração o cinema Olido ganhou nova sala de cinema, uma sala para espetáculos musicais, uma sala para dança, dois salões de exposições, quatro salas para ensaios para grupos de dança.

O Cine Regina fica na Avenida São João, foi inauguração foi em 1959. Atualmente o prédio que abrigava o Cine Regina foi demolido.

O Top Cine ficava na Avenida Paulista, ele foi inaugurado em 1976.

O Cine Marabá foi inaugurado em 1944, localizado na Avenida Ipiranga, em 2009 reformado pela Playarte, passando se chamar Multiplex Playarte Marabá.

Comente ai se você lembra ou assistiu algum filme nestes cinemas.

Um abraço,

Eliel Nogueira

(V 15.012, 6 VT)


Cadastre o seu E-mail abaixo, enviaremos os melhores posts toda semana para você.

41 comentários sobre “Lista com os melhores Cinemas Antigos de São Paulo

  1. AMEI ASSISTIR … FREQUENTEI MUITOS DO CENTRO E PRINCIPALMENTE OS DOIS DA LAPA CINE TROPICAL E CINE NACIONAL … ONDE ERA O ENCONTRO DE NAMORADOS E DE FAMÍLIAS LAPEANAS TRADICIONAIS !!!

  2. Eliel
    Parabéns pela iniciativa.
    Realmente eu conheci quase todos os cinemas das fotos e outros tantos na região central e na zona norte, onde eu residia, como os Cines Vogue,Colonial,Vera,Sol,Valparaiso, Tucuruvi,Holliwood,até hoje sou um apaixonado por cinema Eu tive o privilégio de possuir uma permanente, a qual me dava o direito de entrar em qualquer sala da Companhia Cinematográfica Serrador, chegava a assistir 4 filmes num final de semana.
    O seu trabalho é muito importante para a preservação da memória de nossa querida São Paulo.
    Parabéns!!!
    Abç
    Augusto

  3. Tenho acompanhado todo o seu material. Tanto quanto vc sou um Paulistano apaixonado pela minha cidade e tudo do que dela se disser me interesso em saber.
    Da relação de cinemas pouquíssimos não frequentei e outros tantos faltam na relação.
    Vila Rica(lg Paissandu), Arlequim(brigadeiro L.Antonio) Circuito Bruni, Piratininga(av. Rangel Pestana dono da maior sala de São Paulo), O cine Ipiranga (que passou os Dez Mandamentos e o filme ficou meses em cartaz) Cine Comodoro (aquele do Cinerama), Cine Arouche, Cine Universo(Braz). Se não estiver equivocado, o cine Joia só passava produções Japonesa. Dos que citei, todos eram muito frequentados, além de uma infinidade de salas espalhadas pelo bairros. Um grande abraço

    1. Cine Vila Rica era na Av.Santo Amaro, inclusive o predio esta la, fechado mas igualzinho. Poderia novamente vo9ltar a ser uma sala de cinema né?

  4. Porque será que a nossa cultura é tão devastadora, não respeitando o passado, diferente de outros países onde isso é preservado e incentivado. Olhando o seu blog, tento passar para meus filhos, um pouco de SP que eu vivi, e procuro resgatar um pouco da nossa história. Parabéns pela brilhante iniciativa.

  5. Caro Eliel, ótima essa matéria sobre cinemas de nossa cidade. Lembro-me da inauguração do cine Ouro, próximo do largo Paissandu aonde assisti ao filme planeta dos macacos, antes da projeção um pianista realizou um pequeno concerto. Cine Leblon na Vergueiro, aonde assisti o filme, Tarzan e a tribo Nagazu. Cine Rivoli na São João aonde assisti, a Noviça Rebelde. Cine Sabara na Domingos de Morais, aonde assisti o filme Kirongosi, mestre caçador, filme brasileiro. Cine Marrocos, espetacular, aonde assisti o filme Zorba o Grego e Moscou contra 007.Havia o cine Cruzeiro no largo Ana Rosa, aonde passava sempre 2 filmes, enfim, sinal dos tempos.

  6. Foi um verdadeiro retorno ao passado onde ir ao cinema significava um ritual de diversão extremamente interessante. Nos cinemas da capital, assisti a inúmeras obras que até hoje ainda são exibidas em canais de TV e com sorte podemos rever algumas .delas.
    Recordo ter assistido filmes que jamais me saíram da lembrança e entre eles :
    O maior espetáculo da terra, Trapézio, Quo Vadis, Os dez mandamentos, Inferno na Torre, Dona Flor e seus dois maridos, A ponte do rio Kway, Psicose, o dia D , muitos filmes com Mazzaropi, Anselmo Duarte, Eliana, Cil Farney, e tantos outros que passaria o dia lembrando e anotando. Parabéns pela iniciativa de nos trazer essas lembrança imortais.

  7. Sensacional meu caro, mais um prazeroso passeio por SP quando era uma cidade habitavelmente saudavel…..boas recordaçoes e o fundo musical traz uma certa nostalgia. Forte abraço e sucesso.

  8. Que belo passeio no tempo da arte cinematografica, os cinemas que glamour assisti a fimes em quase todos estes cinemas mas faltou a foto do cine comodoro na av,são joão onde passavam os classicos do cinema da epoca com seu belo som

  9. No centro de S.P. frequentei todos os cinemas inclusive o cine Ouro no lg. do Paissandu, Cine Maracanã , Cine Soberano no Alto do Ipiranga e Cine Samarone e Anchieta no Sacomã. Eu e minha mulher adoramos suas publicações que nos fez voltar a um passado muito lindo.

    1. não sou de são paulo eu sou de ribeirão preto , mais fico encantado com tudo que vcs posta , sobre os lugares e sobre os tempos passados , eu gostaria de ter nascido a uns 90 anos a traz pois assim eu teria visto e participado dessas coisas boa do passado , se vcs tiver algo de ribeirão preto, me mande vou ficar muito feliz , e parabéns a todos vcs q mantem esta lembranças e compartilha com todos nos.

  10. Para mim vc se esqueceu do mais bonito de todos e eleito pela Revista Veja como o cinema mais bonito do Brasil, trata-se do Cine Bristol na avenida Paulista onde tive o prazer de ser o operador cinematográfico daquele cinema por uns anos e ali tive grandes momentos de felicidade e também de tristeza, quando por 2 vezes houve incêndio sendo que na segunda vez acabou com todo o cinema e sua decoração em estilo de um castelo medieval todo feito em madeira e pedras com decoração de um vitraux todo colorido que se vê pouco aqui no Brasil, enfim o cinema de quem não o conheceu deixou de ver o mais lindo de todos e encerro aqui com lágrimas em meu olhos, hoje tenho 53 anos mas passei parte de minha juventude ali e pude conhecer lindas e inteligentes mulheres.

  11. Conheci muito desses cinemas, mas como morador da ZL, também frequentei cinemas da Região, alguns deles, Cine Moderno, Cine Imperial, Cine Ouro Verde, Cine Piratininga,Cine Amazonas, na Vila Prudente, Cine Samarone, na região do Ipiranga.
    Curiosidade, o Cine Piratininga, era considerado o maior cinema do Brasil com aproximadamente, 5 mil lugares, este numero fazia parte do letreiro onde eram anunciados os filmes. Cito ainda Santa Helena, Uma joia em materia de arquitetura, Nesse tempo podia se sair a noite para ir a qualquer um desses cinemas, no Centro e nos Bairros, hoje eu não faria isso. Que Pena!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Adorei e matei saudades destes cinema, que frequentei nos anos 50 e 60.
      Mas faltou 3 cinemas que deixou muitas saudades: cine Itapura no Glicerio
      cine Roma na rua da Mooca e cine Riviera na av. Lins de Vasconcelos.
      grat.
      .

  12. Oi amigo Eliel

    Quantas saudades você me traz amava o cine Ipiranga, com aquelas lindas poltronas onde o namoros afloravam com mais vigor.
    Estive presente tamém na inaugurações dos cines Colonial bairro em que residia e o Hollywood.

    Gostaria de lembrar o nome de um cinema na antiga praça da Sé que foi demolido na época das implosões.

    grato parabéns pelo blog

  13. Seu blog é maravilhoso.Nos remete a um tempo onde SP era uma cidade tão bonita quanto uma cidade europeia.Eu era noiva em 72 e ia muito num cinema (não me lembro o nome) na Rua 7 de Abril.Quem dera se essa SP antiga e com tanta classe voltasse novamente.Mas,eu sei que isso é impossivel.Só nos sobrou a nostalgia.Um abraço.

  14. Parabens! Adoro ver tudo dessa cidade maravilhosa. Morei na rua vergueiro, 1012 e o cine Leblon era alguns metros distantes de meu predio. Meu pai levava eu e minha irma, todos os domingos, para assistir festival Tom e Jerry, que saudades. Tinhamos tudo na porta de casa, cinema, Sandu (P.S) ponto de onibus, de bonde, cine Cruzeiro (Ana Rosa), cine joia, Liberdade, Paramont, Sears, nossa, quanta coisa legal e nao acaba ai, tem muito mais.
    Queria tudo de volta, do jeitinho que era.
    Obrigado Eliel, pelas lembran¢as.

  15. Muito bacana esta iniciativa de nos proporcionar estas belas recordações. Gostava dos famosos filmes de bang bang.
    Parabéns Eliel

  16. precisam falar dos cines do abc que tambem tras bastante saudades aqui vai alguns nomes cine real cine colonial cine atila cine olido cine vitoria 1 e 2 todos de sao caetano infelismente nao existem mais

  17. não estão na lista cines do ipiranga: soberano (rua vergueiro), são vicente de paula (rua cel francisco inácio), anchieta (rua silva bueno), entre outros. será que nenhum deles era bonito?

  18. Sou de BH e ia nas férias à São Paulo,meu irmão era dentista na Vila Mariana,frequentava os antigos cinemas ,ia a tarde para o centro assistir um filme.
    Lembro no Paissandu ( A hora do diabo) com Frank Sinatra,Art Palácio ( O Rei do laço) com Jerry Lewis, O dono da bola com Golias,isto por volta de 1960. Também frequentei o Marabá,Marrocos,Metro,Comodoro e muitos outros. Pela proximidade com Av.Domingos de Morais fui várias vezes ao Sabará.
    Voltei a São Paulo em fevereiro de 2014,fui até a Av. São João onde senti saudades daqueles bons tempos e também do restaurante Leão onde servia o melhor filé com fritas.

  19. Assisti ao vídeo e adorei rever as salas antigas de cinemas. Agradeço muito a quem elaborou e montou toda esta relíquia Paulistana. Confesso que até chorei de emoção ao rever tamanhas preciosidades, e, como não poderia deixar de ser, tirei uma cópia deste lindo trabalho. Muitíssimo obrigado! Abraços!!!

  20. frequetei os cine Guanabara na vila Formosa tambem o cine Santa Ines na vila Santa Izabel este tinha 1.600 lugares e lotava em todas as matines epoca da minha infancia o cine Guanabara tinha todas as segunda feira a seção camarada todos pagavam meia e lotava sempre

  21. Sou formado em Geografia, o tema do meu TCC foi a respeito das salas de cinema do centro de São Paulo que fecharam e hoje as salas estão nos shoppings.
    Achei o site de voces e gostaria de saber se voces tem livros que falem a esse respeito pois não achei nenhum ainda.
    Quem sabe eu acabe escrevendo um livro.
    Desde de já muito abrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *